NIPT

O NIPT, teste pré-natal não invasivo em sangue materno, é um exame genético de triagem realizado pelo estudo do DNA fetal extraído do sangue periférico da mãe. Pode ser realizado num período muito inicial da gestação, já após 10 semanas. O exame avalia as principais anomalias cromossômicas, principalmente as que comprometem os cromossomos 13, 18, 21, X e Y. Testes mais completos também avaliam algumas síndromes genéticas causadas por microdeleções em alguns cromossomos, como é o caso da síndrome Velo-cardio-facial / DiGeorge (Deleção 22q), da Síndrome da Deleção 1p36, a Síndrome de Cri-du-chat (Deleção 5p) e as Síndromes de Algelman (Deleção 15q-mat) e Prader-Willi (Deleção 15q-pat). A principal indicação para a realização deste exame é idade materna acima de 35 anos, isso porque, conhecidamente o risco de anomalias cromossômicas fetais aumenta com a idade materna. Outras indicações são filho anterior acometido por alguma aneuploidia, e pais com alteração cromossômica balanceada conhecida envolvendo estes cromossomos.

O geneticista pode discutir com o casal a indicação, as vantagens e as limitações de se realizar este teste de diagnóstico pré-natal não invasivo. Assim como é o profissional mais indicado para discutir os resultados e explicar possíveis alterações.

Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli Médica Geneticista CRM-DF 19730 / RQE 11715

#clinicageneb #nipt #sexagemfetal #medicinafetal #diagnosticofetal #diagnosticoprenatal #anomaliafetal #malformacoescongenitas #sindromegenetica #aneuploidia #anomaliacromossomica #geneticamedica #geneticista #aconselhamentogenetico




Sobre a GENEB

SGAS 610/611, L2 Sul, Centro Médico Lúcio Costa, bloco 1, sala 210

Asa Sul - Brasília/DF

Tel: (61) 3554-1949

Cel: (61) 98521-3071

Siga nossas Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2019  - Todos direitos reservados à Clínica Geneb  |   Desenvolvido por Unifik Tecnologia