Abortos de repetição

A perda de uma gestação é um evento muito difícil para qualquer casal e infelizmente não é um evento raro. Cerca de 10 a 20 % de todas as gestações diagnosticadas acabam em um abortamento espontâneo. Se considerarmos como abortos de repetição a ocorrência de três ou mais perdas gestacionais consecutivas ou não, a frequência entre os casais é de até 3%. Muitas podem ser as causas destas perdas repetidas. Uma das causas mais comuns são as doenças hematológicas e autoimunes. Malformações uterinas, alterações endocrinológicas e infecções maternas, assim como malformações e/ou alterações genéticas no feto, também podem ser os fatores responsáveis pelos abortamentos. Na prática, casais com história de dois abortos já têm indicação de investigação especializada. Uma avaliação ginecológica cuidadosa e a realização de exames hematológicos, hormonais e infecciosos na mulher podem elucidar a causa das perdas. O cariótipo do casal também pode ser uma importante ferramenta nesta investigação. Em cerca de 2 a 5% dos casos de abortos repetidos, um dos genitores carrega uma alteração genética dita balanceada que pode ser transmitida aos descendentes de maneira desequilibrada podendo ser responsável de malformações fetais ou abortamentos.

Mesmo após toda a investigação possível, 50 % dos casos de abortamentos de repetição ficam sem diagnóstico etiológico. Causas multifatoriais podem estar envolvidas. Estudos mostram que o risco de uma nova perda aumenta a cada evento. É importante a avaliação do casal para minimizar o risco de novas perdas e discutir as possibilidades possíveis para aumentar as chances de uma gestação bem-sucedida.