Alimentação e Câncer

A alimentação tem se tornado cada vez mais importante na prevenção e tratamento do câncer e o estado nutricional pode mudar as curvas de sobrevida dos pacientes portadores da doença. A Nutrição pode atuar como fator de prevenção primária do câncer, de duas maneiras: pela ingestão de alimentos que atuam como fator de proteção e pelo não consumo daqueles que contenham elementos cancerígenos. Um bom planejamento dietético seria aquele elaborado para prevenir patologias oncológicas e estimular o consumo de alimentos benéficos para os diversos tipos de câncer. Evidências epidemiológicas mostram que cerca de 35% dos tipos de cânceres ocorrem com a adoção de dietas inadequadas e que a presença de hábitos alimentares saudáveis fornece energia e nutrientes essenciais na promoção de efeitos fisiológicos benéficos, prevenindo ou retardando a doença. Com isso, o estado nutricional pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento do câncer e um indicador de mau prognóstico para o desfecho da doença.

A Nutrição trabalha com alimentos funcionais que possuem ações chamadas de “quimiopreventivas”, que são introduzidos na alimentação como uma opção terapêutica, com o objetivo de se tentar inibir, retardar ou reverter o processo carcinogênico.

Sabe-se que nenhum alimento isolado tem a capacidade de prevenir ou provocar o aparecimento do câncer, mas a alimentação faz parte dos fatores externos presentes na vida do paciente envolvidos na sua patogênese. Além disso, depois que a doença está instalada, a dieta é essencial ao tratamento, minimizando os problemas dela decorrentes e aumentando o sistema imunológico do organismo.

Bárbara Cátia Martins da Silva Nutricionista Especializada em Doenças Raras / EIM CRN-DF 710

#clinicageneb #nutricaoespecializada #cancer #prevencao #alimentaçaosaudavel #dietasaudavel #saudesaudavel #nuticao