Deficiência intelectual

Deficiência intelectual (DI) é caracterizada por limitações nas habilidades cognitivas e comportamentais de um indivíduo que irá apresentar dificuldades de aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, memorização e aplicação do conhecimento.

A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados. Pessoas com avaliação abaixo de 75 possuem um transtorno de desenvolvimento intelectual, podendo ser classificadas como deficientes intelectuais leves, moderados ou graves de acordo com os índices do QI. Normalmente a DI é mais comum no sexo masculino e é considerada como de causa multifatorial, onde atuam fatores genéticos e ambientais. Muitas Síndromes Genéticas podem cursar com algum grau de deficiência intelectual. Anomalias cromossômicas são as principais causas genéticas de DI, podendo chegar a 28% dos casos, doenças gênicas explicam até 8 a 26% dos casos, e doenças metabólicas 1 a 5 % dos casos. Neste último caso a deficiência intelectual pode ser prevenida ou ter sua progressão evitada com o tratamento adequado que muitas vezes é nutricional.

Todo paciente com DI associado a achados físicos ou bioquímicos relevantes ou a anomalias congênitas devem ser avaliados por um geneticista na tentativa de um diagnóstico sindrômico que permita um melhor acompanhamento do paciente, assim como um aconselhamento genético adequado. A GENEB conta com especialistas que podem ajudar esse processo diagnóstico. Conte conosco.

#clinicageneb #geneticista #deficienciaintelectual#sindromesraras #sindromegeneticas#doencasmetabolicas #errosinatosdometabolismo#doencasmetabolicas #errosinatos




Sobre a GENEB

SGAS 610/611, L2 Sul, Centro Médico Lúcio Costa, bloco 1, sala 210

Asa Sul - Brasília/DF

Tel: (61) 3554-1949

Cel: (61) 98521-3071

Siga nossas Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2019  - Todos direitos reservados à Clínica Geneb  |   Desenvolvido por Unifik Tecnologia