Diagnóstico embrionário

O diagnóstico embrionário ou exame genético pré-implantacional por biópsia de embrião (PGT) é uma possibilidade para casais que apresentam algum risco genético elevado para seus filhos.

Após uma fertilização in vitro (FIV), células do embrião podem ser retiradas e enviadas para análise genética, após este estudo, apenas os embriões geneticamente normais serão transferidos para o útero materno.

As principais indicações para a realização deste exame são: Idade materna avançada, um dos pais portadores de alteração cromossômica estrutural ou numérica, fetos anteriores com anomalias cromossômicas, ciclos repetidos de FIV sem sucesso e história familiar conhecida de patologias genéticas. Dois tipos principais de exame podem ser indicados: o PGT-A ou o PGT-M.

No PGT-A o objetivo é o estudo de alterações cromossômicas numéricas, as aneuploidias. No PGT-M são analisadas doenças monogênicas (causadas por um único gene), e neste caso, a pesquisa é direcionada para uma doença específica devido a uma história familiar positiva conhecida.

A indicação de um exame embrionário deve ser discutida com um geneticista, é importante que o casal entenda as implicações do exame, assim como seu objetivo e suas limitações. A GENEB está pronta para receber esses pais.

Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli Médica Geneticista CRM-DF 19730 / RQE 11715