Diagnóstico Pré-Natal não invasivo

O acompanhamento da gestação com um pré-natal cuidadoso é muito importante para a saúde do binômio mãe-bebê. Além disso, durante o período gestacional, alguns exames podem ser realizados para avaliar o desenvolvimento adequado de feto.

Os exames de diagnóstico pré-natais podem ser não invasivos, quando não há contato direto com o útero materno, ou invasivo, quando há coleta de material fetal diretamente do ambiente intra uterino.

Os exames pré-natais não invasivos são, em sua maioria, exames de triagem e podem mostrar sinais e/ou alterações fetais que aumentam o risco de uma malformação congênita ou de uma síndrome genética. Os principais exames deste grupo são as ultrassonografias morfológicas.

Morfológico de 1º trimestre = realizado próximo de 12 semanas, avalia sinais de risco para anomalias cromossômicas ou malformações fetais, os principais parâmetros observados são a translucência nucal, o osso nasal e o ducto venoso.

Morfológico de 2º trimestre = realizado entre 20 e 24 semanas, permite o exame da anatomia fetal interna e externa, não só de grandes defeitos, mas também de marcadores menores de anomalias cromossômicas.

Outros exames não invasivos são os exames realizados em sangue materno, inclusive os que conseguem analisar material genético fetal – falaremos deles em outros posts. O diagnóstico fetal pré-natal é muito importante, ele permite dar ao casal em risco informações para que o mesmo possa fazer escolhas informadas durante a gestação.

#clinicageneb #medicinafetal #diagnosticofetal #diagnosticoprenatal #anomaliafetal #prenatal #malformacoescongenitas #geneticamedica #geneticista #aconselhamentogenetico

Sobre a GENEB

SGAS 610/611, L2 Sul, Centro Médico Lúcio Costa, bloco 1, sala 210

Asa Sul - Brasília/DF

Tel: (61) 3554-1949

Cel: (61) 98521-3071

Siga nossas Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2019  - Todos direitos reservados à Clínica Geneb  |   Desenvolvido por Unifik Tecnologia