Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica (DC) é uma dieta rica em gorduras e pobre em proteínas e carboidratos. Durante o jejum, o corpo humano se vê forçado a utilizar a gordura como fonte de energia, formando os chamados corpos cetônicos, metabólitos desta dieta, que são utilizados como precursores energéticos. Há muito tempo, essa dieta tem sido utilizada como tratamento anticonvulsivante, além de ter potencial de apresentar propriedades neuroprotetoras, que aumentam o potencial clínico, sendo uma intervenção modificadora de diferentes doenças. A DC deve ser considerada em todos os casos em que o tratamento com 02 ou mais medicamentos não consiga controlar adequadamente as convulsões. Deve-se sempre avaliar precocemente o seu uso em determinadas síndromes epilépticas, sendo que, em outras patologias esta terapia pode ser especialmente útil, como nos casos de síndrome de Dravet, espasmos epilépticos infantis e síndrome de West, síndrome de Doose, síndrome de Lennox-Gastaut, complexo esclerose tuberosa (CET) e síndrome FIRES (febrile infection-related epilepse sendrome). É também o tratamento de eleição na deficiência de transportador de glicose tipo 1 (GLUT1) e no déficit de piruvato deshidrogenase (PDH). Além disso, tem se mostrado de grande eficiência nos pacientes com autismo e na Síndrome de Rett. Existem diferentes tipos de DC, que vêm sofrendo várias modificações, com o objetivo de melhorar o cumprimento da dieta, tornando-a mais saborosa e diversificada e diminuindo seus efeitos secundários. Qualquer tratamento dietético específico, como a DC, deve ser individualmente planejado, levando em consideração sua repercussão sobre o desenvolvimento nutricional do paciente a curto e longo prazo e as possíveis complicações que possam ocorrer. É fundamental que o nutricionista e o médico trabalhem em conjunto a fim de proporcionar um tratamento integrado ao paciente, permitindo a realização da DC pelo período necessário para alcançar os resultados planejados.

Bárbara Cátia Martins da Silva Nutricionista Especializada em Doenças Raras / EIM CRN-DF 710

#clinicageneb #nutricaoespecializada #nutrionistas #dietacetogenica #epilepsia#convulsao #doencagenetica #doencasraras