Imunodeficiências primárias

As imunodeficiências primárias são doenças geneticamente herdadas que envolvem o sistema imunológico predispondo os indivíduos a infecções recorrentes e graves, desregulação do sistema imune com doenças autoimunes e malignidade. Apresentam incidência que varia de 1:2.000 a 1:10.000 nascidos vivos e a prevalência para a população geral é de 1:10.000. São subestimadas e muitos pacientes morrem antes do diagnóstico. Acometem mais o sexo masculino do que o feminino na infância (5:1), havendo equilíbrio na vida adulta (1:1). São sinais de alerta para a imunodeficiência primária:

1.Duas ou mais pneumonias no último ano 2.Quatro ou mais novas otites no último ano 3.Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses 4.Abscessos de repetição 5.Dois ou mais episódios de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite e sepse) 6.Dois ou mais episódios de sinusopatia no último ano 7.Uso de antibiótico por dois meses ou mais, com pouca resposta 8.Nas crianças, falência em ganhar peso ou crescer normalmente 9.Necessidade de antibioticoterapia endovenosa para melhora clínica 10.História familiar de imunodeficiência primária

A investigação é obrigatória na presença de pelo menos um ou mais sinais. Mais de 150 alterações genéticas associadas as imunodeficiências já foram identificadas. Agende a sua consulta!