Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado a conscientização sobre o câncer de próstata. Durante todo o mês foram realizadas ações que visavam reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo que as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. Por este motivo, recomenda-se que todos os homens acima de 45-50 anos façam uma triagem para o câncer de próstata com a realização do exame de PSA e o toque retal. Importante ressaltar que o diagnóstico precoce pode permitir maiores possibilidades de cura.

Componentes genéticos e multifatoriais podem estar associados a muitos casos de câncer de próstata e cerca de 5 até 10% dos casos podem estar associados a alguma Síndrome de Predisposição Hereditária ao Câncer. Pacientes com câncer de próstata e história familiar sugestiva de síndrome de predisposição ao câncer, câncer de próstata metastático, que ocorre em idade jovem, que tem classificação de alto risco e muito alto risco ou que tem classificação histológica intraductal devem ser testados para mutações de predisposição ao câncer.

Painéis de câncer hereditários estão disponíveis para o estudo destes genes e o médico geneticista está apto a orientar a indicação deste teste genético e é o profissional mais preparado para interpretar os resultados desse exame. Uma mutação diagnosticada pode orientar o acompanhamento do paciente assim como pode permitir o aconselhamento genético e o estabelecimento de risco para outros membros da família.

Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli Médica Geneticista CRM-DF 19730 / RQE 11715

#novembroazul #cancerdeprostata #PSA #prostata #toqueretal #cancerhereditario #geneticamedica #sindromedepredisposicaoaocancer #geneticista #aconselhamentogenetico #oncogenetica #clinicageneb