O que é o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro nos primeiros dias após o nascimento. Tem este nome porque o sangue é colhido no calcanhar do recém-nascido, por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos e muito seguro para a coleta. 


O objetivo é detectar se o bebê é suspeito de ser portador de alguma das doenças investigadas. Os testes propiciam a detecção precoce de diversas doenças possibilitando o tratamento específico, diminuição ou eliminação de danos irreversíveis para o bebê. Essas doenças costumam não apresentar sintomas ao nascimento. Os sinais podem surgir mais tarde mesmo que na família não haja outros casos. Um resultado alterado não significa que o bebê tenha a doença, mas indica a necessidade de continuar a investigação para excluir ou confirmar o diagnóstico por meio de outros exames.



Existem vários testes de triagem neonatal. A diferença está na quantidade de doenças pesquisadas. Atualmente, é possível pesquisar cerca de 50 doenças dependendo do tipo de teste solicitado. É importante consultar o médico geneticista se for detectada alguma alteração para prosseguir a investigação e realizar o aconselhamento genético. 


Agende sua consulta! 


#doencasgeneticas #doencasraras #triagemneonatal #testedopezinho #triagemneonatalampliada #papelfiltro #espectometriademassas #clinicageneb #medicogeneticista #geneticamedica #nutricaogenetica 

Sobre a GENEB

SGAS 610/611, L2 Sul, Centro Médico Lúcio Costa, bloco 1, sala 210

Asa Sul - Brasília/DF

Tel: (61) 3554-1949

Cel: (61) 98521-3071

Siga nossas Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright © 2019  - Todos direitos reservados à Clínica Geneb  |   Desenvolvido por Unifik Tecnologia