O que faz o médico geneticista?

O que faz o médico geneticista? * O Geneticista faz o diagnóstico e o manejo das doenças geneticamente determinadas; * Investiga a etiologia das malformações fetais, dos atrasos no desenvolvimento, da deficiência intelectual e/ou autismo; * Investiga e orienta casais com infertilidade ou com história de abortos de repetição; * Investiga história familiar ou não habitual de câncer e faz o diagnóstico das Síndromes de predisposição hereditária ao câncer; * Auxilia no diagnóstico e orienta o tratamento das doenças triadas pelo teste do pezinho e outros Erros Inatos do Metabolismo; * Indica e interpreta corretamente os exames genéticos; * Realiza o aconselhamento genético, orientando sobre a doença, sua evolução, prognóstico e risco de recorrência; * Apoia a família nas tomadas decisões sobre o acompanhamento e também tratamento do paciente quando possível; * Interage com os outros profissionais de saúde para que o paciente possa ser assistido de maneira global.