Teste do Pezinho

O teste do pezinho tem o importante objetivo de identificar distúrbios e doenças no recém-nascido precocemente para garantir a possibilidade de um tratamento que mude o curso natural da doença melhorando a espectativa e a qualidade de vida do indivíduo. Idealmente, o teste deve ser coletado entre o 3º e 5º dia dos recém nascidos. O teste do pezinho é oferecido pelo SUS e faz a triagem das seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, anemia falciforme (hemoglobinopatias) e deficiência de biotinidase. Nos laboratórios privados são disponibilizados alguns testes do pezinho ampliados, cada um oferece a testagem de um número diferente de patologias. Brasília é a única unidade federativa brasileira onde o SUS oferece a triagem neonatal ampliada, o teste oferecido pela SES-DF faz o rastreio para mais de 30 doenças, incluindo galactosemia, toxoplasmose congênita, deficiência de G6PD, leucinose e aminoacidopatias. Muitas das doenças triadas no teste do pezinho são de causa genética e de ordem metabólica, sendo potencialmente graves. O tratamento destas patologias é nutricional e iniciado precocemente pode evitar óbitos e grandes sequelas neurológicas, por isso é tão importante sua realização. A clínica Geneb está preparada para receber as crianças com alterações no teste do pezinho, oferecendo a avaliação genética e também a orientação do tratamento nutricional com nutricionista especializada.

#testedopezinho #testedopezinhoampliado #doencasraras#doencasmetabolicas #doencasgeneticas #clincageneb#nutricaoespecializada